Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


quinta-feira, 15 de julho de 2010

Divulgação científica no ensino de ciências

O uso de revistas entre outros materiais da mídia impressa nos trabalhos escolares, como apoio além do livro didático, pode ser uma prática importante e útil, auxiliando na contextualização dos conteúdos, na apresentação dos conceitos e no desenvolvimento de práticas de leitura.

A popularização da ciência ou divulgação científica pode ser definida como ”o uso de processos e recursos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral. Nesse sentido, a divulgação supõe a tradução de uma linguagem especializada para uma leiga, visando a atingir um público mais amplo” (ALBAGLI, 1996, p. 397).

Tanto os cadernos de ciência de jornais e de revistas de variedades como também mais especificamente as revistas Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças, Scientific American Brasil, Revista Pesquisa Fapesp entre outras, são produções impressas com a finalidade de realizar a divulgação científica.

Essas produções trazem informações sobre ciência na forma de notícias, reportagens e entrevistas que são dirigidas ao público em geral. Seus textos não foram especificamente produzidos para serem utilizados na sala de aula. No entanto, devido à qualidade gráfica dessas produções, que geralmente trazem muitas fotos e infográficos, além de informações atualizadas e interessantes, são materiais utilizados tanto pelos professores como também por autores de livros didáticos, possibilitando leituras complementares.

De acordo com as ”Diretrizes Curriculares da Educação Básica”, a leitura científica deve ser utilizada pelos professores a fim de possibilitar que os alunos se aproximem do professor e aprofundem os conceitos trabalhados.

Dessa forma, a divulgação científica é considerada um aspecto essencial para o ensino de Ciências, “tanto para a formação do professor quanto para a atividade pedagógica”, juntamente com a história da ciência e a atividade experimental. A realização de leituras científicas possibilita o enriquecimento da cultura científica dos alunos, e, dessa forma, “o ensino de Ciências deixa de ser encarado como mera transmissão de conceitos científicos, para ser compreendido como processo de superação das concepções alternativas dos estudantes, possibilitando o enriquecimento de sua cultura científica”.

Alguns cuidados que os professores devem observar quanto à utilização desses materiais:

O professor deverá observar a qualidade desses materiais, selecionando tão somente os que tiverem linguagem adequada articulada a um rigor teórico conceitual que evita a banalização do conhecimento científico. O uso de material inadequado, bem como de anedotas, analogias, metáforas ou simplificações que desconsideram o rigor conceitual compromete o ensino e prejudica a aprendizagem. [...] Na utilização de um texto de divulgação científica, por exemplo, o professor precisa identificar os conceitos e/ou informações mais significativas, fazer recortes e inserções, além de estabelecer relações conceituais, interdisciplinares e contextuais.

E, dentre os diversos materiais de divulgação são sugeridos:



3. Revistas Scientific American e Scientific American Brasil – Publicação da Editora Duetto



Portanto, essas diretrizes apontam para o caminho que aqui se propõe refletir e aplicar, ou seja, que haja uma utilização de textos de divulgação científica com uma “rigorosidade metódica [...] prática necessária a um educador democrático, que [...] reforça a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão”.

Textos Interessantes

A Divulgação Científica Aplicada ao Ensino Médio

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