Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


Cinema, literatura e quadrinhos

Sabemos que a visão das crianças e adolescentes a respeito da ciência e do conhecimento científico é muito influenciada pela mídia em geral, e pelo cinema em particular (Silva, 2000; Wingart & Pansegrau, 2003; Barnett et al., 2006; Kamel & ., 2006) Frequentemente, tais imagens de ciência são deformadas, apresentando uma visão da ciência que dificulta sua compreensão e faz parecer, aos olhos do estudante, uma atividade excessivamente complexa ou mesmo ameaçadora. Por outro lado, essas formas de linguagem, que podemos considerar como diferentes “textos”, se bem utilizadas pelos professores, podem vir a ser um valioso instrumento de ensino, favorecendo tanto a disseminação de conceitos científicos como de uma visão mais realista da ciência (Silva, 2000; Salomão, 2008). Além disso, o uso da literatura, como assinala Salomão (2008) “mobiliza recursos que motivam os alunos e pode contribuir para uma aprendizagem significativa com alegria e prazer” e “permite recuperar dimensões da subjetividade e da experiência vivida, ajudando a atribuir sentidos aos conteúdos de ensino e a restaurar a complexidade dos fenômenos estudados” (p. 7). O mesmo, sem dúvida, pode ser dito em relação ao cinema e às histórias em quadrinhos. Amorim (2003) também assinala que “A indústria cultural - incluindo cinema, televisão, produtoras de audiovisuais diversos, jornais, editoras de revistas e de materiais didáticos - age sobre o ensino de ciências expandindo-o em multiplicidades (...), colocando- as em circulação para além das escolas, e compondo nosso repertório de possibilidades de entrar em contato com representações do ensino de Ciências e rememorá-lo. É possível, então, pensarmos que nos educamos sobre ciências em diferentes espaços e que muito do que aprendemos pretendem ter significações próximas.”

Na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências, os alunos devem montar um projeto de ensino de ciências para o nível fundamental que use, como fio condutor, um desenho animado infantil do cinema comercial. A experiência, que já acontece há quatro anos, tem produzido idéias e atividades muito interessantes, que dividiremos aqui com os professores que nos visitam e que desejem utilizá-los.

Você pode conferir alguns desses trabalhos, através do link Aprendendo com Cinema.

O NECBIO também coordena o Biologia Animada, um projeto que é parte do projeto da UnB no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Neste projeto, quinze licenciandos em Biologia, entre bolsistas e voluntários e cinco professoras de escolas da rede pública do DF utilizam o cinema, a literatura e os quadrinhos em aulas de Biologia do Ensino Médio. O trabalho, que se iniciou em maio de 2009, pode ser conferido no blog do projeto, o Biologia Animada.

Jerry Lewis em "O professor aloprado"
Peter Sellers é o Doutor Fantástico
Boris Karloff em Frankenstein, de 1931
O genial 2001, Uma Odisséia no Espaço, de Kubrick
Doutor Barata
A Ilha do Doutor Moureau, de HG Wells


Referências

Amorim, A.C.R.  Em aula de ciências ensinam-se ciências?, SBPC, acessado em 3/8/2008.

Barnett, M., Wagner, H., Gatling, A., Anderson, J., Houle, M. & Kafka, A.  The impact of science fiction film on student understanding of science. Journal of Science Education and Technology 15(2): 179-191, 2006.   21/09/08.

Kamel,C.R.L. & .  Ciências e Quadrinhos: Explorando As Potencialidades Das Histórias Como Materiais Instrucionais. Diss. Mestrado Instituto Oswaldo Cruz, Ensino de Biociências e Saúde, 2006.

Salomão, S.R.  Lições de botânica: o texto literário no ensino de ciências. Ciência em Tela 1(1): 1-8, 2008. 

Silva, T.  Os filmes infantis e a aprendizagem de Ciências na sala de aula. In: Biologia Dentro e Fora Da Escola. Meio Ambiente, Estudos Culturais e Outras Questões. (Ed. By L.H.Santos), pp. 55-68. Porto Alegre, Mediação, 2000.

Wingart, P. & Pansegrau, P.  Introduction: perception and representations of science in literature and fiction. Public Understanding of Science 12: 227-228, 2003.

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