Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


Divulgação Científica

O uso de textos de divulgação científica no ensino de ciências vem sendo amplamente divulgado já há vários anos e hoje é uma prática corrente em muitas escolas. Mas, quando dizemos: “isso é um texto de divulgação científica”, de que tipo de texto estamos falando?

O que chamamos de divulgação científica compreende um conjunto tão grande e diverso de textos, envolvidos em atividades tão diferentes, que as tentativas de definição e categorização acabam frustradas.

O termo divulgação científica, longe de designar um tipo específico de texto, está relacionado à forma como o conhecimento científico é produzido, como ele é formulado e como ele circula na nossa sociedade.

Alguém ainda poderia perguntar, “mas a divulgação científica não pode ser considerada uma atividade de disseminação do conhecimento científico para um público leigo?”.

Esta formulação não dá conta de que a divulgação científica também está envolvida na interlocução cientista-cientista.

Além disso, o cientista pode sair do seu lugar “próprio” de interlocução legitimada com outro cientista para produzir interlocuções com outros leitores, não cientistas. A expressão “divulgação científica” cumpre esse papel.

A co-relação entre divulgação científica e ensino é uma temática que vem sendo explorada por pesquisadores da área da educação. Mais do que um mero instrumento didático, os textos das revistas especializadas em Ciência servem para discussão de temas atuais, de dilemas éticos da Ciência e de assuntos que, embora presente no cotidiano dos estudantes, sequer são mencionados nos currículos ou mesmo nos Livros Didáticos.

Por outro lado, por não serem concebidos para fins didáticos, os textos de divulgação devem ser lidos atentamente pelos professores e recontextualizados ao ambiente escolar. Além disso, alguns itens devem ser observados ao se levar artigos jornalísticos para a sala de aula, entre eles: a adequação da linguagem, a existência de glossários, a utilização de analogias, a apresentação gráfica e a precisão científica.

Os textos de divulgação científica também podem ter um importante papel na inserção de temas atuais nos currículos.

Links Interessantes

Ciência Hoje

Reconhecimento merecido - notícia do Instituto Ciência Hoje

Divulgação científica na Internet: mais e melhores fontes? por Mônica Macedo-Rouet

Fiocruz Jovem

Museu da Vida

Núcleo de Divulgação Científica da UFMG

Núcleo José Reis de Divulgação Científica - Site e Blog

Revista ComCiência

Twitter: Casa da Ciência - Ponto Ciência - Samana de Ciência - Click Ciência - Ciência Hoje

Paradoxo entre Ciência e Educação no Brasil