Duas biólogas e uma artista plástica resolveram comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade com um site muito bonito e cheio de informações, conexões e muito bom humor. Uma delas, a Nurit Bensusan, é a autora do conjunto de textos sobre biodiversidade que inaugurou o "Mapa da Mina" e, portanto, gente da casa.
Apesar da importância incontestável da biodiversidade, sobretudo num país que detém parte significativa da biodiversidade do planeta, a efeméride corre o risco de passar desapercebida pela maior parte dos brasileiros, e o site pretende dar sua contribuição para que isso não aconteça.
As meninas começaram sua conversa com uma pergunta interessante: "Quem foi que teve a idéia de jirico de chamar natureza de biodiversidade?". Em outras palavras, qual é, no limite, a diferença entre biodiversidade e natureza, e quais as consequências, em termos de percepção pública, da criação dessa palavra nova para falar das coisas vivas, suas relações e seu meio. Para quem não conhece a definição dessa palavrinha, ela está ná na Convenção sobre Diversidade Biológica: "variabilidade entre organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas". Hum... Cheira a natureza...
Confiram, o site: http://www.biotrix.com.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário