Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


quarta-feira, 25 de maio de 2011

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA BIOLOGIA


A Filosofia da Biologia teve um prodigioso desenvolvimento nas últimas décadas, consolidando-se como uma das áreas mais ativas e estimulantes da Filosofia contemporânea. O Simpósio Internacional de Filosofia da Biologia pretende refletir essa realidade, promovendo a discussão de tópicos representativos da produção atual nessa sub-área da Filosofia da Ciência, ainda pouco conhecida no Brasil.

O Simpósio será realizado entre os dias 08 e 10 de Junho no Instituto de Ciências Biológicas da UnB. É importante destacar que é solicitada a inscrição no evento, embora seja gratuita. A inscrição será feita pelo preenchimento do formulário, que está no sítio do evento. Lá também se encontra a programação!


sexta-feira, 13 de maio de 2011

A História das Coisas


Não sei se todos já conhecem o projeto “História das Coisas” (The Story of Stuff Project), mas tenho reparado que a cada semestre que passa o número de professores que adota seus vídeos é cada vez maior. Entretanto, o que alguns professores não sabem é que não é só mais um “vídeo legal” divulgada na internet, e sim um projeto que reúne uma comunidade on-line de mais de 150 mil ativistas.

O projeto pretende amplificar o discurso público sobre uma série de preocupações ambientais, sociais e económicas. Ele já conta com 5 vídeos e pretende lançar podcast semanais. Quem quiser conhecer mais pode acessar a pagina http://www.storyofstuff.com/index.php (em inglês), ou entrar na pagina internacional do primeiro vídeo http://www.storyofstuff.com/international/

A História das Coisas
 




A História da Água Engarrafada


A História dos Cosméticos


A História do Comercio de Carbono


A História dos Eletrônicos

domingo, 1 de maio de 2011

Google Body Browser

Grade notícia para os professores de Biologia do mundo inteiro. 

O Google acaba de criar o Google Body Browser, um aplicativo 3D que permite os usuários explorarem o corpo humano de diversas perspectivas.O aplicativo é totalmente gratuito e on-line, só é preciso prestar atenção se o navegador de Internet utilizado é compatível. O ideal é utilizar o Google Chorme.

O site oficial do projeto é http://bodybrowser.googlelabs.com/

Em seguida, o vídeo demonstrativo para deixar todos morrendo de vontade de dar aula!