Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


segunda-feira, 21 de março de 2011

Cinema na Rede Pública!

Escolas públicas do Distrito Federal beneficiadas pelo Programa Cine Mais Cultura estão recebendo equipamentos audiovisuais de projeção digital para o desenvolvimento de cineclubes. A implementação de salas de cinema nas escolas de ensino médio da rede pública é resultado de parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), o Governo do Distrito Federal e a Sociedade Amigos da Cinemateca.

No total, 77 escolas da capital federal receberam um kit composto por uma tela de projeção, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som de quatro canais, caixas de som e dois microfones sem fio. Segundo o coordenador executivo do Cine Mais Cultura, Frederico Cardoso, a instalação é simples. “O equipamento é de fácil instalação e manuseio. Temos um técnico de plantão para dúvidas, “afirma.

Cada escola seleciona, dentro do catálogo da Programadora Brasil,os filmes de interesse. “Hoje, são mais de 700 títulos, entre curtas, médias e longas metragens brasileiros de todas as épocas, que podem ser solicitados pelo site www.programadorabrasil.org.br, explica o coordenador.

A previsão para o início das sessões é o fim deste mês. Em todo o país, são mais de 800 cineclubes implantados por meio de editais e convênios estabelecidos com prefeituras e a sociedade civil. A meta é alcançar a marca de 1,6 mil até o fim do ano. Ao todo, o MinC vai investir pouco mais de R$ 1,3 milhão em equipamentos, além de oficinas de capacitação destinadas aos professores e a representantes da comunidade envolvida com a escola.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 17 de março de 2011

O Réptil da Vez


Nesta quarta-feira, dia 16, foi divulgado à imprensa um volume intitulado "Anais da ABC," com 20 trabalhos inéditos sobre a biodiversidade pré-histórica. Esse trabalho reúne artigos de pesquisadores de vários países, e entre os trabalhos mais populares está o que nos apresenta o Oxalaia quilombesis, o maior dinossauro carnívoro já encontrado no Brasil.



Além do gigantesco réptil, também foram apresentados outros trabalhos brasileiros, como a descoberta raríssima de um fóssil de pena, muito difícil de se encontrar por conta de sua fragilidade. Essa preciosidade da paleontologia foi encontrada na Bacia do Araripe, no nordeste, e provavelmente pertenceu a um animal emplumado, mas não voador.





Para mais detalhes sobre essas e outras descobertas recentes, acesse a reportagem completa no G1