Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


domingo, 24 de outubro de 2010

Ciência cidadã

Ildeu de Castro Moreira, um dos maiores nomes da divulgação científica nacional, em entrevista para a 'revistapontocom'.
O tema central: como melhorar o ensino de ciências nas escolas do país?

O professor e físico Ildeu de Castro Moreira há décadas, vive para a divulgação da ciência. Seja com suas palestras, projetos ou mesmo trabalhando em revistas do gênero (Ildeu já foi editor científico da própria Ciência Hoje), ele sempre está lá, segurando a bandeira do conhecimento.

Cada cidadão tem o direito de conhecer as coisas da ciência - Ildeu trabalha, desde 2004, no Ministério da Ciência e Tecnologia. Sua função: dirigir o departamento que cuida, justamente, da difusão e divulgação de ciência.

Entre outras ações importantes à frente desse departamento, ele foi o responsável por implantar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, desde 2006, mobiliza milhares de pessoas em atividades de divulgação em todo o país.

Abaixo, algumas passagens de Ildeu na entrevista:

"É necessário mostrar que ciência é um processo, mais do que um conhecimento cristalizado".

"Os alunos precisam acreditar no seu potencial inovador. Precisam ter curiosidade".

"Devemos conversar sobre ciência desde a primeira infância".

"A escola do século 21 passa por um momento de transformação grande. É preciso romper uma certa letargia. Letargia frequente nas escolas de aceitar mudanças estratégicas".

"A única coisa que a escola não pode fazer é acabar com a curiosidade do aluno".

"Nós temos que ensinar a ler, contar e... experimentar! Inovar! Fazer coisas novas. E isso começa na escola. A atividade do professor é fundamental nesse sentido".

"É importante ensinar ao professor dizer não sei. No mundo de hoje, é tão comum não saber. E é tão difícil o professor falar não sei".

"Cada cidadão tem o direito de conhecer as coisas da ciência".


Entrevista exclusiva com Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia

http://www.revistapontocom.org.br/conversa-com/midiaeducacao-ciencia-e-inovacao

Nenhum comentário: