Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


domingo, 19 de fevereiro de 2012

Enciclopédia da Vida



Besouro ‘Gibbifer californicus’, comum na América do Norte, alimenta-se de seu prato favorito: o cogumelo ‘Pleurotus ostreatus’. (foto: Katja Schulz/ EOL)


Todo estudante de biologia já passou pela difícil tarefa de equilibrar livros enormes de diferentes áreas rumo a biblioteca. Um para buscar o nome de uma planta, outro para encontrar aquele mamífero específico, outro para fungos... e muitos outros. Mas uma iniciativa começada em 2007 está caminhando para simplificar nossas vidas acadêmicas.

A EOL (Enciclopédia of Life) está reunindo, em uma espécie de "google da vida", informações confiáveis de diferentes coleções em uma plataforma única, criando uma pagina web para cada espécime.

A Plataforma está crescendo para converter-se em uma comunidade global de colaboradores e contribuintes que sirva ao público general, aficionados entusiastas, educadores, estudantes, e inclua cientistas profissionais de todo o mundo também.

A plataforma está disponível em nove idiomas diferentes, como espanhol, inglês e francês, mas ainda não em português.

É uma ótima pedida para professores de ensino médio e superior! Vale a pena dar uma conferida!