Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Rã Virtual

Pesquisador da Unicamp cria programa de computador que simula experimentos com animais vivos nas aulas de fisiologia. A ferramenta evita a morte de rãs e ainda reforça o ensino de forma interativa. 


Em abril de 1987, uma estudante de 15 anos dos Estados Unidos, Jennifer Graham, se recusou a dissecar uma rã durante uma aula de biologia. A aluna propôs substituir a tarefa por algum trabalho que não envolvesse a morte de um animal, mas sua sugestão foi recusada pela escola. O caso extrapolou os limites da sala de aula, virou bandeira de ativistas defensores de animais e ganhou destaque internacional.

Desde então, o uso de rãs em aulas de anatomia e fisiologia vem diminuindo. Uma iniciativa que contribui com essa tendência acaba de ser desenvolvida no Brasil. Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criaram um programa de computador que simula virtualmente um experimento comum em aulas de fisiologia para verificar os reflexos de uma rã.

Batizado de Fisioprat, o programa reproduz todos os passos de uma aula prática da disciplina. Nos experimentos tradicionais, é aplicado ácido acético, em diferentes concentrações, sobre a pele de uma rã viva, que reage contraindo seus músculos. Em um segundo momento, a medula do animal é destruída e ele para de reagir ao ácido, o que demonstra que esse órgão é o responsável pelos reflexos.



Para ler toda a reportagem acesse : http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2011/abril/ra-virtual

terça-feira, 12 de abril de 2011

A Química Através da Câmera

Este ano foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como Ano Internacional da Química por um motivo especial: há exatos cem anos, a cientista polonesa Marie Sklodowska Curie recebeu o prêmio Nobel como reconhecimento por seu importante trabalho: a descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio. Este foi o segundo Nobel recebido por Marie, que, em 1903, foi a primeira mulher a receber tal prêmio, dividindo a láurea com Antoine Henri Becquerel e Pierre Curie, seu marido.


Mas as implicações das descobertas de Marie Curie – e de outros químicos importantes – não ficam presas no passado. Ao contrário, a química está presente em nosso dia a dia e, por isso, sempre é tempo de celebrá-la. Está lançado, então, um desafio para mentes jovens e criativas: revelar a química do cotidiano em imagens.

Para isso, o concurso "A química através da câmera" estará dividido em duas modalidades:
- “A química num instante”: Cada participante poderá inscrever até três fotos que retratem substâncias, elementos e fenômenos químicos presentes em seu cotidiano.
- “A química em movimento”: Cada participante poderá inscrever um vídeo, em formato digital, com até 1 minuto de duração.

Além disso, os participantes serão divididos em duas categorias, a primeira para meninos e meninas de 14 a 17 anos e a segunda, para jovens de 18 a 25 anos.
A promoção faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre de 17 a 23 de outubro. Os trabalhos podem ser enviados até 1º de agosto.

Para mais informações entre no site http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=mvida&infoid=1560&sid=22