Conversando sobre educação científica

Aqui nós, do Núcleo de Educação Científica - NECBio, da UnB, criamos um espaço para a troca de idéias sobre educação científica, divulgação da ciência e debates sobre o papel da ciência em nossas vidas. Esperamos que sirva de mapa para a rica mina da divulgação científica e para recursos voltados para ensino de ciências e biologia. Aproveite!


sábado, 27 de novembro de 2010

Nas bancas para professores


A Scientific American Brasil, edição nacional da conhecida revista de divulgação científica, lançou uma publicação voltada para o professor.
Uma das revistas de divulgação científica mais importantes do mundo, a Scientific American, tem uma versão brasileira, publicada no país desde 2002. A consolidação no Brasil fez com que os editores da publicação resolvessem expandir o horizonte e – num movimento bem parecido com o Alô, Professor da Revista Ciência Hoje – criassem uma revista dirigida aos professores de ciências do ensino médio e fundamental: o Scientific American Brasil Aula Aberta.
A revista bimestral aproveita material publicado anteriormente na Scientific American Brasil e dá ênfase, por meio de planos de aula, ao uso do conteúdo escolhido nas escolas.
O número 1 – disponível aqui [PDF] –, por exemplo, traz textos que propõem a criação pelos alunos de um planisfério e, também, ensina como dar uma aula sobre energias limpas.



A revista Carta Capital também criou uma edição voltada para o professor que apresenta em seus volumes vários artigos de divulgação científica.



É interessante procurar esse material para realizar trabalhos nas escolas!

domingo, 14 de novembro de 2010

Compreender a Ciência

"...No outro dia ficamos sabendo que o Stephen Hawking voltou atrás na sua teoria sobre os buracos negros, aqueles furos no Universo em que a matéria desaparece. Nem eu nem você entendíamos a teoria, e agora somos obrigados a rever nossa ignorância: os buracos negros não eram nada daquilo que a gente não sabia que eram, são outra coisa que a gente nunca vai entender. Nosso consolo é que nada disto tem a ver com nosso café com leite. Os buracos negros e o nosso café com leite são, mesmo, extremos opostos, a extrema angústia do desconhecido e o extremo conforto do familiar. Não cabem na mesma mesa ou no mesmo cérebro..."

Luís Fernando Veríssimo;Retirado de "O MUNDO É BÁRBARO e o que nós temos a ver com isso".

Como a Ciência é apresentada para os cidadãos e como é compreendida, ou não é!?